Acolhimento a Estudantes e Docentes dos Estabelecimentos de Ensino da CESPU

Seja bem-vinda/o aos estabelecimentos de ensino da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL (CESPU)!

Étudiants étrangers | Foreign students

Nesta página estão reunidas as informações mais pertinentes para que se sinta bem acolhida/o nos estabelecimentos de ensino da CESPU. A estrutura obedece ao que habitualmente se chamam FAQ’s (Frequently Asked Questions – Perguntas frequentes). Assim, nesta página surgem, em primeiro lugar, as FAQ’s que são comuns a docentes e estudantes, seguidas das FAQ’s específicas para estudantes, e por fim, das FAQ’s específicas para docentes.

Para navegar nesta página, pode clicar em qualquer uma das FAQ’s abaixo, ou premir a combinação de teclas CTRL+F para escrever o termo que deseja encontrar (ex.: horário).

Se achar que alguma informação está em falta ou detetar algum link «partido», p.f. envie uma mensagem para gtec@cespu.pt

Perguntas frequentes

FAQ’s Comuns a Estudantes e Docentes

  1. Como acedo à biblioteca da escola?
  2. Como contacto as pessoas responsáveis pela minha escola? (órgãos da instituição)
  3. Como encontro as salas onde vou ter/dar aulas? (mapa da escola)
  4. Como instalo o tipo de letra CESPU no meu computador?
  5. Como posso chegar à escola? Quais são os acessos e meios de transporte que servem a escola? (inc. custos e horários)
  6. Onde acedo aos Canais de Denúncia da CESPU e respetivos estabelecimentos de ensino superior?
  7. Os estabelecimentos de ensino superior da CESPU dispõem de Códigos de Conduta Ética?
  8. Quais são as soluções de estacionamento/carregamento de veículos, dentro das instalações da escola e nas suas imediações?
  9. Qual o horário de funcionamento da escola?
  10. Quem somos? (apresentação da CESPU)
  11. Quero fazer um programa Erasmus. Como devo proceder?

FAQ’s para Estudantes

  1. A escola fornece-me apoio psicológico se eu precisar?
  2. A escola presta apoio a estudantes com necessidades especiais de educação?
  3. Como acedo aos materiais de estudo das minhas unidades curriculares? (Moodle)
  4. Como acedo aos serviços informáticos que estão disponíveis a estudantes? (inc. que serviços são)
  5. Como consulto o meu horário escolar, o calendário escolar e o cronograma do curso?
  6. Como contacto o provedor da/do estudante?
  7. Como posso concorrer a uma bolsa de estudo?
  8. Como posso obter o cartão de estudante (inc. 2ª via)?
  9. Como tomo conhecimento das classificações que for obtendo nas minhas unidades curriculares?
  10. Como tomo conhecimento das faltas que der às aulas? (inc. forma de as justificar)
  11. Quais as coberturas do seguro escolar?
  12. Quais são as normas de utilização das fardas na CESPU?
  13. Qual a oferta formativa do universo CESPU? (quer seja graduada, quer seja pós-graduada)
  14. Quando e como posso pagar a mensalidade do meu curso? (tabela de emolumentos)
  15. Quando terminar o meu curso, terei alguma ajuda para me inserir no mercado de trabalho?
  16. Que regulamentos devo respeitar na qualidade de estudante desta escola?
  17. Que serviços tem a CESPU relacionados com ex-estudantes (alumni)?
  18. Que serviços tem a escola para estudantes?
  19. Que soluções de alojamento existem perto da escola?
  20. Quero solicitar um documento ou fazer um requerimento, como faço?
  21. Sou um/a estudante estrangeiro/a. O que devo saber/fazer agora que estou em Portugal?

FAQ’s para Docentes

  1. Como acedo aos serviços informáticos que estão disponíveis a docentes? (inc. que serviços são)
  2. Como disponibilizo os materiais de estudo às/aos estudantes? (Moodle)
  3. Como é que consulto o meu serviço docente/horário escolar?
  4. Como informo a escola/estudantes se tiver de faltar, e como compenso as/os estudantes em relação a essas aulas?
  5. Como informo as/os estudantes sobre as classificações que forem obtendo nas minhas unidades curriculares?
  6. Como posso progredir na carreira docente?
  7. Como serei avaliada/o no desempenho das minhas funções?
  8. Quais são as minhas funções na escola?
  9. Qual é o plano de atividades / plano estratégico da escola/instituição?
  10. Que meios me disponibiliza a escola para eu me manter atualizada/o na minha área de conhecimento?
  11. Que meios tem a escola para apoiar as minhas tarefas de investigação?
  12. Que regulamentos devo respeitar na qualidade de docente desta escola?
  13. Que serviços tem a escola para docentes?

A escola fornece-me apoio psicológico se eu precisar? (para estudantes)

Sim, consulte mais informação e o contacto do Serviço de Apoio Psicológico da CESPU em https://www.cespu.pt/ensino/apoio-ao-estudante/

Para o topo

A escola presta apoio a estudantes com necessidades especiais de educação?

Sim, consulte o regulamento disponível no InforEstudante e contacte sap@cespu.pt

Para o topo

Como acedo à biblioteca da escola?

Em https://www.cespu.pt/ensino/bibliotecas/ encontra toda a informação sobre as bibliotecas do Grupo CESPU (localização, contactos, horários, bases de dados disponíveis, etc.).

Para o topo

Como acedo aos materiais de estudo das minhas unidades curriculares? (Moodle)

O Gabinete de Tecnologias Educativas da CESPU (GTEC) compilou um Guia de Apresentação dos Serviços Informáticos da CESPU. Na 5ª página desse guia, encontra a secção “Acesso ao Moodle (plataforma de eLearning)“, com todas as instruções de acesso e utilização da plataforma de eLearning da escola. É no Moodle que as/os suas/seus professoras/es publicam os materiais de estudo das suas unidades curriculares.

Para o topo

Como acedo aos serviços informáticos que estão disponíveis a docentes? (inc. que serviços são)

O Gabinete de Tecnologias Educativas da CESPU (GTEC) compilou um Guia de Apresentação dos Serviços Informáticos da CESPU. Além da apresentação de cada serviço, também encontra instruções de acesso a serviços como: a gestão da conta de utilizador/a informático/a da CESPU; a conta de e-mail da CESPU; o portal académico InforDocente; e a plataforma de eLearning Moodle.

Para o topo

Como acedo aos serviços informáticos que estão disponíveis a estudantes? (inc. que serviços são)

O Gabinete de Tecnologias Educativas da CESPU (GTEC) compilou um Guia de Apresentação dos Serviços Informáticos da CESPU. Além da apresentação de cada serviço, também encontra instruções de acesso a serviços como: a gestão da conta de utilizador/a informático/a da CESPU; a conta de e-mail da CESPU; o portal académico InforEstudante; e a plataforma de eLearning Moodle.

Para o topo

Como consulto o meu horário escolar, o calendário escolar e o cronograma do curso? (para estudantes)

A CESPU disponibiliza estas informações no portal InforEstudante. Neste Guia de Apresentação da Plataforma de Gestão Académica InforEstudante encontra um resumo das várias funcionalidades deste portal, incluindo como consultar o horário escolar, o calendário escolar e o cronograma do curso.

Para o topo

Como contacto as pessoas responsáveis pela minha escola? (órgãos da instituição)

Em https://www.cespu.pt/contactos estão disponíveis os contactos dos diferentes serviços. Além disso:

Para o topo

Como contacto o provedor da/do estudante?

O provedor da/do estudante tem como função: defender e promover os direitos e interesses legítimos das/dos estudantes dos IPSN/IUCS, exercendo-a em assuntos de cariz educativo, pedagógico, social ou administrativo. Mais informação e contactos desta provedoria estão disponíveis em https://www.cespu.pt/ensino/apoio-ao-estudante/

Para o topo

Como disponibilizo os materiais de estudo às/aos estudantes? (Moodle) (para docentes)

A CESPU adotou a plataforma de eLearning Moodle ( https://elearning.cespu.pt/ensino ), para disponibilizar materiais didáticos das unidades curriculares, e suportar a comunicação entre estudantes e docentes. Para aprender a utilizar o Moodle, pode:

  • Consultar os tutoriais em vídeo presentes em https://elearning.cespu.pt/ensino/course/view.php?id=32 (as credenciais solicitadas são as de utilizador/a informático/a da CESPU, ou seja, o seu endereço de e-mail institucional e a respetiva senha).
  • Realizar o curso: “Como Elaborar Documentos Pedagógicos para Ensino E-Learning“:
    • Trata-se de um curso assíncrono, que pode fazer ao seu próprio ritmo, e sem data de início, nem de fim (ou seja, o curso está permanentemente aberto).
    • Apesar de dar destaque ao desenvolvimento de testes no Moodle, é muito mais abrangente do que isso, pelo que sairá enriquecida/o, no final da formação, tanto em termos pedagógicos, como no domínio das tecnologias educativas.
    • Se quiser realizar este curso, veja o seu vídeo de apresentação, e siga os passos indicados, para conseguir aceder ao curso (as credenciais solicitadas são as de utilizador/a informático/a da CESPU, ou seja, o seu endereço de e-mail institucional e a respetiva senha).

Para o topo

Como é que consulto o meu serviço docente/horário escolar? (para docentes)

A CESPU disponibiliza estas informações no portal InforDocente. Para aprender a utilizar as funcionalidades mais frequentes do InforDocente, tem ao seu dispor um conjunto de tutoriais em vídeo neste endereço: https://ajuda.cespu.pt/pt/infordocente/

Para o topo

Como encontro as salas onde vou ter/dar aulas? (mapa da escola)

Antes de detalhar como estão organizados os 3 pólos da CESPU (Gandra, V.N. Famalicão e Penafiel), sugerimos uma visita virtual aos mesmos.


No Campus Universitário de Gandra a designação das salas tem o seguinte significado: o 1º dígito indica o edifício; o 2º dígito indica o piso; os 3º e 4º dígitos indicam o número da sala (ex.: sala 2204). Consulte o mapa do campus.


A ESSVA (Campus Académico de Vila Nova de Famalicão) encontra-se dividida em seis pisos: piso 0, piso 1, piso 2, piso 3, piso 4 e piso 5. A designação das salas tem o seguinte significado: o 1º dígito indica o piso (de 0 a 5); os 2º e 3º dígitos indicam o número da sala (ex.: sala 501). Eis o que pode encontrar em cada um dos 6 pisos de atividade letiva:

  • Piso 0: Salas 001, 002 e 003
  • Piso 1: Receção; Auditório; Ingresso; Bar/Cantina; Associação de Estudantes; Salão de Alunos.
  • Piso 2: Biblioteca; Direção de Escola; Ginásios de Fisioterapia III-IV; Coordenação de Farmácia; Salas 201, 202, 203 e de atos; Secretaria Geral; Secretariado de Cursos.
  • Piso 3: Centro de Simulação Clínica; Coordenação de Fisioterapia; Ginásios de Fisioterapia I-II; Salas 301, 302, 305 e 307; Ginásios de Osteopatia II-III; Laboratórios de Podologia.
  • Piso 4: Coordenação de Bioanálises e Controlo; Coordenação de Enfermagem; Coordenação de Gerontologia; Coordenação de Osteopatia; Coordenação de Podologia; Coordenação de Estética, Cosmética e Bem-Estar; Coordenação de Imagem Médica e Radioterapia; Laboratório de Farmácia; Sala de Farmácia; Salas 402, 403 e 404; Salas Técnicas de Enfermagem I-II-III; Unidade de Simulação; Ginásio de Osteopatia I; Unidade de Investigação IA&Saúde.
  • Piso 5: Coordenação de Fisiologia Clínica; Laboratórios; Salas 501, 502, 503 e 504.

A Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa (em Penafiel) encontra-se dividida em quatro pisos. Eis o que pode encontrar em cada um deles:

  • piso -1) Auditório 3; Sala 11 (Técnica Enfermagem 3); Bar e Cantina; Espaço para Refeições; Espaço Exterior de Convívio.
  • piso 0) Auditório 1; Auditório 2; Gabinete do Contínuo; Serviços Administrativos (secretaria e secretariado); Biblioteca/Reprografia; WC.
  • piso 1) Sala 2; Sala 3; Sala 4; Sala dos Professores; Direção da Escola; Secretariado da Direção.
  • piso 2) Sala 6 (Técnica Enfermagem 2); Sala 7 (Laboratório); Sala 8 (Apoio); Sala 9 (Apoio); Terraço; WC.
  • Notas: algumas das salas suprarreferidas podem ser usadas pelas/os estudantes como salas de estudo, quando não estão a decorrer aulas; a sala 2 é também uma sala de informática; no espaço da biblioteca também existem computadores ao dispor das/os estudantes; as salas técnicas também servem para treino das/os estudantes, quando não estão a decorrer aulas; existem cacifos individuais.

Para o topo

Como informo a escola/estudantes se tiver de faltar, e como compenso as/os estudantes em relação a essas aulas? (para docentes)

O ideal é que atue antes da aula em causa (quando sabe que vai ter de faltar com antecedência). Caso a falta derive de um contratempo inesperado, terá de tomar providências a posteriori. Em qualquer dos casos, deve tratar destas situações através do secretariado do seu curso, cujos contactos estão disponíveis no site da CESPU

Para o topo

Como informo as/os estudantes sobre as classificações que forem obtendo nas minhas unidades curriculares? (para docentes)

A CESPU utiliza o portal InforDocente para o lançamento das classificações finais de avaliação das/os estudantes. Para aprender a utilizar as funcionalidades mais frequentes do InforDocente, tem ao seu dispor um conjunto de tutoriais em vídeo neste endereço: https://ajuda.cespu.pt/pt/infordocente/

Para divulgar notas da avaliação contínua, pode utilizar a plataforma Moodle, conforme indicado aqui

Para o topo

Como instalo o tipo de letra CESPU no meu computador?
  • Se é estudante, precisará de instalar o tipo de letra CESPU no seu computador, para escrever o relatório final de curso (entre outros). Para isso, aceda ao InforEstudante e procure “tipo de letra”, na secção Normas e Procedimentos.
  • Se é docente, precisará de instalar o tipo de letra CESPU no seu computador, para criar os materiais didáticos das suas UC’s (entre outros). Para isso, aceda ao InforDocente e procure “tipo de letra”, na secção Normas e Procedimentos.

Para o topo

Como posso chegar à escola? Quais são os acessos e meios de transporte que servem a escola? (inc. custos e horários)
Campus de Gandra Campus de Famalicão Campus de Penafiel

No Campus Universitário de Gandra, sito nessa cidade do concelho de Paredes estão sediados o Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) e a Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Tâmega e Sousa (ESTeSTS) (antes Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa). Integra a área metropolitana do Porto e dista a 22 km desta capital de distrito. O campus é servido por uma vasta rede de transportes, abrangida pelo título para os transportes públicos da Área Metropolitana do Porto: ANDANTE. Para ajudar na escolha do transporte que melhor se adequa ao seu percurso, visite os sites que a seguir indicamos:

  • Automóvel: A portagem mais próxima do campus é a 1 km, saída da A4 (Gandra) com ligação à A41. Coordenadas GPS: 41.183509,-8.445928, ver MAPA.
  • Autocarro: Consultar: VALPIBUS, RODONORTE, AVPACENSE, ALBANOBUS.
  • Comboio: A estação mais próxima é a de Valongo, a cerca de 4,5 Km. Poderá consultar os horários em: COMBOIOS DE PORTUGAL. Se optar por este transporte, para terminar o seu percurso, terá de efetuar transbordo para autocarro.
  • Avião: O aeroporto mais próximo da CESPU é o Aeroporto Sá Carneiro a cerca de 25 Km. Poderá continuar o percurso através do METRO DO PORTO até a uma estação de comboios – Porto São Bento ou Porto Campanhã – e depois terminar a viagem de autocarro.
  • Táxi: Serviço de Táxi (Gandra).

A Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA) encontra-se sediada no Campus Académico de Vila Nova de Famalicão (Rua José António Vidal, n.º 81, 4760-409). Este campus é servido por uma vasta rede de transportes, sendo que mesmo ao lado da ESSVA, situa-se a central de camionagem da cidade. Para além da central rodoviária, a cidade dispõe de estação ferroviária. Assim, para que possa escolher o meio de transporte que melhor se adequa ao seu percurso, visite os sites que a seguir indicamos:

  • Automóvel: Coordenadas GPS: 41.406712, -8.515314 (se vier de carro), ver MAPA.
  • Autocarro: Consultar: TRANSDEV. Ainda dentro da cidade, se precisar de se deslocar, existe o Transporte Urbano Circular, denominado de Voltas, que literalmente dá voltas a toda a cidade durante o dia. Poderá consultar os horários e paragens em: VOLTAS.
  • Comboio: A estação ferroviária de Vila Nova de Famalicão fica situação a cerca de 15 minutos a pé da ESSVA. Poderá consultar os horários em: COMBOIOS DE PORTUGAL.
  • Avião: O aeroporto mais próximo da ESSVA é o Aeroporto Sá Carneiro a cerca de 23 Km. Poderá dar seguimento ao seu percurso através da linha rodoviária ou táxi até a uma estação de comboios, Porto São Bento ou Porto Campanhã. Poderá consultar os horários em: AEROPORTO PORTO.
  • Táxi: Serviço de táxi de Vila Nova de Famalicão.

Em Penafiel está sediada a Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa (ESEnfTS) (antes Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa). O campus académico de Penafiel é servido por uma vasta rede de transportes, abrangida pelo título para os transportes públicos rodoviário de passageiros entre a área geográfica da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) e a Área Metropolitana do Porto (AMP), que dispõem de uma assinatura combinada entre o Passe CIM Tâmega e Sousa e a Assinatura Andante Metropolitano, da AMP. Para ajudar na escolha do transporte que melhor se adequa ao seu percurso, visite os sites que a seguir indicamos:

  • Automóvel: Pode vir através da A4, sendo a portagem mais próxima do campus a cerca de 1 km, saída da A4 (Penafiel), ou pode vir através da estrada nacional EN15.
  • Autocarro: Consultar: VALPIBUS, RODONORTE, AVPACENSE.
  • Comboio: A estação mais próxima é a cerca de 2,7 Km. Poderá consultar os horários em: COMBOIOS DE PORTUGAL. Se optar por este transporte, para terminar o seu percurso, terá de efetuar transbordo para autocarro.
  • Avião: O aeroporto mais próximo da escola é o Aeroporto Sá Carneiro a cerca de 40 Km. Poderá continuar o percurso através do METRO DO PORTO até a uma estação de comboios – Porto São Bento ou Porto Campanhã – e depois terminar a viagem de autocarro.
  • Táxi: Serviço de táxi de Penafiel.

Para o topo

Como posso obter o cartão de estudante (inc. 2ª via)?

Quando é admitida/o, a/o estudante tem direito a um cartão de identificação. Logo que esteja disponível, a Secretaria informa a/o estudante, por notificação do InforEstudante, para proceder ao seu levantamento.

Em caso de extravio, a 2ª via do cartão deve ser pedida através do InforEstudante: no menu Requerimentos utilize o «Requerimento geral».

Para o topo

Como posso progredir na carreira docente?

Na intranet da CESPU encontra toda a informação sobre este assunto, com destaque para o MRH.46.01 – Regulamento dos Concursos do Pessoal Docente de Carreira

Para o topo

Como serei avaliada/o no desempenho das minhas funções? (para docentes)

Na intranet da CESPU encontram-se disponíveis os regulamentos de avaliação do desempenho docente.

  • Se é docente do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (em Gandra): MIUCS.65
  • Se é docente de alguma das três escolas do Instituto Politécnico de Saúde do Norte (ESTeSTS em Gandra, ESSVA em Famalicão, ou ESEnfTS em Penafiel): MIPSN.211

Os regulamentos suprarreferidos indicam que o processo de avaliação do desempenho docente começa com uma autoavaliação feita no portal InforDocente. Para aprender a utilizar as funcionalidades mais frequentes do InforDocente, tem ao seu dispor um conjunto de tutoriais em vídeo neste endereço: https://ajuda.cespu.pt/pt/infordocente/

Para o topo

Como tomo conhecimento das classificações que for obtendo nas minhas unidades curriculares? (para estudantes)

A CESPU disponibiliza estas informações no portal InforEstudante. Neste Guia de Apresentação da Plataforma de Gestão Académica InforEstudante encontra um resumo das várias funcionalidades deste portal, incluindo como tomar conhecimento das classificações que for obtendo nas suas unidades curriculares.

Para o topo

Como tomo conhecimento das faltas que der às aulas? (inc. forma de as justificar) (para estudantes)

A CESPU disponibiliza estas informações no portal InforEstudante. Neste Guia de Apresentação da Plataforma de Gestão Académica InforEstudante encontra um resumo das várias funcionalidades deste portal, incluindo como tomar conhecimento das faltas que dá às aulas, e como as justificar.

Para o topo

Onde acedo aos Canais de Denúncia da CESPU e respetivos estabelecimentos de ensino superior?

As empresas do Grupo CESPU e as Instituições de Ensino Superior dispõem de canais de denúncia que permitem a apresentação de denúncias internas, conforme previsto na Lei n.º 93/2021. Para mais informação sobre os canais de denúncia, consulte https://www.cespu.pt/instituicao/canais-de-denuncia/

Para o topo

Os estabelecimentos de ensino superior da CESPU dispõem de Códigos de Conduta Ética?

O IUCS-CESPU e o IPSN-CESPU dispõem de Códigos de Conduta Ética, aprovados pelas respetivas Comissões de Ética. Os códigos estão disponíveis para consulta no InforEstudante e no InforDocente, no separador Normas e Procedimentos. Pela importância das matérias regulamentadas, recomenda-se a leitura atenta destes códigos a toda a comunidade.

Para o topo

Quais as coberturas do seguro escolar? (para estudantes)

Na secção Normas e Procedimentos do InforEstudante pode encontrar a apólice do seguro escolar, assim como o descritivo das coberturas do seguro escolar base e do seguro escolar extra.

Para o topo

Quais são as minhas funções na escola? (para docentes)

Para além de dinamizar as aulas que lhe forem atribuídas, que outras tarefas deve realizar um/a docente na CESPU? Alguns exemplos são: registar sumários, controlar as presenças das/os estudantes, disponibilizar horas de atendimento a estudantes, etc. Para uma lista completa dessas tarefas, queira consultar os seguintes documentos na Intranet:

Para o topo

Quais são as normas de utilização das fardas na CESPU? (para estudantes)

Na secção Normas e Procedimentos do InforEstudante encontra as regras básicas de utilização do uniforme/farda na CESPU e o Manual de Fardamento, com as características dos diferentes uniformes/fardas adequadas a cada ciclo de estudos.

Para o topo

Quais são as soluções de estacionamento/carregamento de veículos, dentro das instalações da escola e nas suas imediações?

No Campus Universitário de Gandra existe um parque automóvel gratuito, de livre acesso, com capacidade limitada. Sempre que possível partilhe transporte, seja amigo/a do ambiente!

No campus tem à sua disposição uma estação de recarga de veículos elétricos (paga), com a capacidade para 4 automóveis. Nas imediações do Campus também dispõe de mais ofertas deste serviço.


Ao redor da ESSVA (Campus Académico de Vila Nova de Famalicão) existem diversos parques de estacionamento gratuitos, de acesso livre. Poderá consultá-los no seguinte cartaz informativo.

Relativamente ao carregamento de veículos, existem várias estações ao redor da ESSVA. Poderá consultar a sua localização em: ESTAÇÕES DE CARREGAMENTO DE VEÍCULOS. Sempre que possível partilhe transporte, seja amigo/a do ambiente!


Em Penafiel, a Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa não dispõe, nas suas instalações, de parque automóvel. Junto à escola existem alguns parques pagos com vantagens para os estudantes. Também nas imediações da escola existem postos de carregamento de veículos.

Para o topo

Qual a oferta formativa do universo CESPU? (quer seja graduada, quer seja pós-graduada)

Para o topo

Qual é o plano de atividades / plano estratégico da escola/instituição? (para docentes)

Em https://www.cespu.pt/ensino/ensino-politecnico/documentos/ e https://www.cespu.pt/ensino/ensino-universitario/documentos/ pode encontrar diversos relatórios sobre a atividade, o plano estratégico em vigor e outros documentos de suporte à atividade académica do IPSN e do IUCS.

Para o topo

Qual o horário de funcionamento da escola?

Antes de detalhar os horários de funcionamento dos 3 pólos da CESPU (Gandra, V.N. Famalicão e Penafiel), sugerimos a consulta das seguintes páginas:


No Campus Universitário de Gandra, as atividades letivas decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 24h00 e, ocasionalmente, ao sábado entre as 8h00 e as 14h00.

No entanto, os horários dos serviços são os seguintes:

  • Sala de estudo: todos os dias, 24h/dia;
  • Biblioteca: de segunda a sexta-feira das 9h00 às 20h00;
  • Secretaria da ESTeSTS: de segunda a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00 (encerrada à quinta-feira de manhã);
  • Secretariado da ESTeSTS: de segunda a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (encerrado à segunda e quarta-feira de manhã);
  • Secretaria do IUCS: de segunda a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (encerrada à terça-feira à tarde e quinta-feira de manhã);
  • Secretariados do IUCS: de segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h00.

Na ESSVA (Campus Académico de Vila Nova de Famalicão), as atividades letivas decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 21h00 e, ocasionalmente, ao sábado entre as 9h00 e as 18h00.

No entanto, os horários dos serviços são os seguintes:

  • Biblioteca: de segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00;
  • Secretaria: de segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00 (encerrada à sexta-feira à tarde);
  • Secretariado: de segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.

Em Penafiel, as atividades letivas da Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 20h00.

No entanto, os horários dos serviços são os seguintes:

  • Biblioteca: de segunda a sexta-feira das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00;
  • Reprografia: de segunda a sexta-feira das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00;
  • Secretaria: de segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30 (encerrada à sexta-feira à tarde);
  • Secretariado: de segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30 (encerrado à sexta-feira à tarde).

Para o topo

Quando e como posso pagar a mensalidade do meu curso? (tabela de emolumentos para estudantes)

A CESPU disponibiliza estas informações no portal InforEstudante. Neste Guia de Apresentação da Plataforma de Gestão Académica InforEstudante encontra um resumo das várias funcionalidades deste portal, incluindo quando e como pagar a mensalidade do curso (tabela de emolumentos).

Para o topo

Quando terminar o meu curso, terei alguma ajuda para me inserir no mercado de trabalho?

Sim, consulte mais informação/contactos do Serviço de Inserção Profissional da CESPU em https://www.cespu.pt/ensino/apoio-ao-estudante/

Para o topo

Que meios me disponibiliza a escola para eu me manter atualizada/o na minha área de conhecimento? (para docentes)

Enquanto membro da comunidade docente da CESPU, pode participar em cursos de formação interna e externa. O plano de formação interna é dinamizado pelo Dep. de Recursos Humanos, e a oferta formativa para o biénio atual está disponível na seguinte página moodle: https://elearning.cespu.pt/ensino/course/view.php?id=10052

  • Nota: se não conseguir aceder à página acima, contacte dep.rh@cespu.pt

Se tiver interesse em fazer uma formação externa, deve propor essa ação à sua chefia, através do preenchimento do impresso IRH.05 (disponível na intranet da CESPU).

Para o topo

Que meios tem a escola para apoiar as minhas tarefas de investigação? (para docentes)

Além disso, na secção Normas e Procedimentos do InforDocente, pode procurar “Prémio Anual de Produtividade Científica” e encontrará outros incentivos a investigadores da CESPU.

Para o topo

Que regulamentos devo respeitar na qualidade de docente desta escola?

Na intranet da CESPU encontram-se disponíveis todos os regulamentos que orientam as diversas áreas de atuação, desde a gestão académica do curso, de funcionamento dos diferentes órgãos, até às questões de índole laboral e de suporte ao Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade. Recomenda-se a sua leitura atenta.

Para o topo

Que regulamentos devo respeitar na qualidade de estudante desta escola?

A CESPU disponibiliza estas informações no portal InforEstudante. Neste Guia de Apresentação da Plataforma de Gestão Académica InforEstudante encontra um resumo das várias funcionalidades deste portal, incluindo os regulamentos que deve respeitar na qualidade de estudante desta escola.

Para o topo

Que serviços tem a CESPU relacionados com ex-estudantes (alumni)?

Findo o ciclo de estudos, as/os estudantes são convidadas/os a continuar na Instituição, e a (re)descobrir novas formas de participar na mesma. Para mais informações consulte o site: https://www.cespu.pt/ensino/alumni/.

Para o topo

Que serviços tem a escola para docentes?

Antes de detalhar os serviços existentes em cada um dos 3 pólos da CESPU (Gandra, V.N. Famalicão e Penafiel), apresentamos os serviços que são transversais a todos eles:

  • Bibliotecas: As bibliotecas dos institutos tutelados pela CESPU têm como finalidade: reunir, preservar, tratar e difundir toda a documentação e informação de natureza científica, técnica e tecnológica na área da saúde, necessária à implementação das políticas de formação, ensino e investigação. O acervo das bibliotecas encontra-se disponível para leitura de presença, em livre acesso, e abertura ao público em geral. Para mais informação consulte https://www.cespu.pt/ensino/bibliotecas/
  • Departamento de Sistemas de Informação (DSI): A forma preferencial de contacto com este departamento será através do seu serviço de HelpDesk: helpdesk@dsi.cespu.pt Além disso, o DSI também criou um portal de ajuda à utilização dos serviços informáticos da CESPU, que está disponível em https://ajuda.cespu.pt/
  • Departamento de Recursos Humanos: Pode contactar este departamento através do e-mail: dep.rh@cespu.pt
Campus de Gandra Campus de Famalicão Campus de Penafiel

No Campus Universitário de Gandra, sito nessa cidade do concelho de Paredes estão sediados o Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) e a Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Tâmega e Sousa (ESTeSTS) (antes Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa). Eis os serviços existentes neste campus:

  • Espaços para refeições: uma cantina e dois bares em funcionamento de segunda-feira a sábado. Nestes espaços há possibilidade de aquecer e consumir com todo o conforto, refeições que traga de casa. A oferta de serviços de restauração nas proximidades do campus é muito vasta e diversificada.
  • Reprografia: situado no edifício II, R/C, sala 2035, o serviço de reprografia está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.
  • Departamento de Recursos Humanos: Na intranet da CESPU encontra toda a informação sobre este departamento, que está disponível no seguinte horário, para atendimento presencial à comunidade docente: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Também pode contactar este departamento através do e-mail: dep.rh@cespu.pt
  • Departamento Económico-financeiro: Na intranet da CESPU encontra toda a informação sobre este departamento, que está disponível no seguinte horário, para atendimento presencial à comunidade docente: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
  • Departamento de Sistemas de Informação (DSI): Na intranet da CESPU encontra toda a informação sobre este departamento, que está disponível no seguinte horário, para atendimento presencial à comunidade docente: de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h00. No entanto, a forma preferencial de contacto com este departamento será através do seu serviço de HelpDesk: helpdesk@dsi.cespu.pt Além disso, o DSI também criou um portal de ajuda à utilização dos serviços informáticos da CESPU, que está disponível em https://ajuda.cespu.pt/
  • Serviço de Mobilidade e Cooperação Internacional: Na intranet e no site da CESPU, encontra toda a informação sobre este serviço, que está disponível no seguinte horário, para atendimento presencial à comunidade docente: terça e quinta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30.
  • Secretaria Geral do IUCS: A Secretaria Geral disponibiliza apoio administrativo complementar aos secretariados de curso, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (Obs: encerrada à terça-feira à tarde e quinta-feira de manhã).
  • Secretariados de Curso do IUCS: Os Secretariados de Curso disponibilizam apoio administrativo, nomeadamente: constituição de turmas; horários; marcação de avaliações; gestão de salas; atendimento de estudantes pelos docentes e articulação do atendimento de docentes pelos Coordenadores de Curso. Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h00.
  • Secretaria Geral da ESTeSTS: A Secretaria Geral disponibiliza apoio administrativo complementar aos secretariados de curso, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00 (Obs: encerrada à quinta-feira de manhã).
  • Secretariado de Cursos da ESTeSTS: O Secretariado de Cursos disponibiliza apoio administrativo, nomeadamente: constituição de turmas; horários; marcação de avaliações; gestão de salas; atendimento de estudantes pelos docentes e articulação do atendimento de docentes pelos Coordenadores de Curso. Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. (Obs: encerrado à segunda-feira e à quarta-feira de manhã).

A Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA) encontra-se sediada no Campus Académico de Vila Nova de Famalicão, que disponibiliza os seguintes serviços às/aos docentes:

  • Espaços para refeições: uma cantina e um bar em funcionamento de segunda-feira a sábado. Nestes espaços há possibilidade de aquecer e consumir com todo o conforto, refeições que traga de casa. A oferta de serviços de restauração nas proximidades da escola é muito vasta e diversificada.
  • Secretaria Geral da ESSVA: A Secretaria Geral disponibiliza apoio administrativo complementar aos secretariados de curso, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00 (Obs: encerrada à sexta-feira de tarde).
  • Secretariado de Cursos da ESSVA: O Secretariado de Cursos disponibiliza apoio administrativo, nomeadamente: constituição de turmas; horários; marcação de avaliações; gestão de salas; atendimento de estudantes pelos docentes e articulação do atendimento de docentes pelos Coordenadores de Curso. Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.

Em Penafiel está sediada a Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa (ESEnfTS) (antes Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa), que disponibiliza os seguintes serviços às/aos docentes:

  • Espaços para refeições: uma cantina e um bar em funcionamento de segunda a sexta-feira, com espaço exterior de convívio. Nestes espaços há possibilidade de aquecer e consumir com todo o conforto, refeições que traga de casa. A oferta de serviços de restauração nas proximidades do campus é muito vasta e diversificada.

Para o topo

Que serviços tem a escola para estudantes?

Antes de detalhar os serviços existentes em cada um dos 3 pólos da CESPU (Gandra, V.N. Famalicão e Penafiel), apresentamos os serviços que são transversais a todos eles:

  • Orgãos Estudantis: Dinamizando várias atividades, as associações académicas e tunas participam de forma ativa na resolução dos problemas das/os estudantes. Para mais informações sobre as mesmas, queira consultar https://www.cespu.pt/ensino/orgaos-estudantis/
  • Seguro Escolar: O seguro escolar é de subscrição obrigatória, no ato da matrícula, renovável anualmente, aquando do processo de inscrição, mediante pagamento de emolumento previsto. Dispõe de toda a informação no separador Normas e procedimentos no InforEstudante
Campus de Gandra Campus de Famalicão Campus de Penafiel

No Campus Universitário de Gandra, sito nessa cidade do concelho de Paredes estão sediados o Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) e a Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Tâmega e Sousa (ESTeSTS) (antes Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa). Eis os serviços existentes neste campus:

  • Espaços para refeições: uma cantina e dois bares em funcionamento de segunda-feira a sábado. Nestes espaços há possibilidade de aquecer e consumir com todo o conforto, refeições que traga de casa. A oferta de serviços de restauração nas proximidades do campus é muito vasta e diversificada.
  • Salas de estudo e para treino: Mediante autorização prévia, pode aceder a salas técnicas/laboratórios para estudo e/ou treino autónomo. Para acesso aos espaços deve dirigir-se ao secretariado de curso respetivo.
  • Cacifos: Nos vários edifícios do campus, tem à disposição cacifos, que poderá utilizar pontualmente para guardar os seus pertences; para isso basta trazer um aloquete. Caso pretenda um cacifo (com fechadura) para o todo o ano letivo, poderá fazer o respetivo aluguer junto do secretariado de curso. Para isso basta o pagamento de caução, que será devolvida na totalidade, após entrega da chave.
  • Associação de Estudantes: A Associação de Estudantes representa a comunidade estudantil. Disponibiliza vários serviços de apoio, incluindo um serviço reprografia, com preços mais acessíveis. Para mais informações consulte https://aeiucs.cespu.pt/

A Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA) encontra-se sediada no Campus Académico de Vila Nova de Famalicão, que disponibiliza os seguintes serviços às/aos estudantes:

  • Gabinete de Ingresso: Através do Serviço de Ingresso poderá ter conhecimento dos calendários de ingresso, adquirir os guias de acesso e emolumentos, e pedir todas as informações que entender por bem solicitar.
  • Secretaria Geral da ESSVA: A Secretaria Geral disponibiliza apoio administrativo complementar aos secretariados de curso, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00 (Obs: encerrada à sexta-feira de tarde).
  • Secretariado de Cursos da ESSVA: O Secretariado de Cursos disponibiliza apoio administrativo, nomeadamente: constituição de turmas; horários; marcação de avaliações; gestão de salas; e atendimento de estudantes pelos docentes. Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.
  • Espaços para refeições: uma cantina e um bar em funcionamento de segunda a sexta-feira. Nestes espaços há possibilidade de aquecer e consumir com todo o conforto, refeições que traga de casa. A oferta de serviços de restauração nas proximidades da escola é muito vasta e diversificada.
  • Salão da/o Estudante: um espaço com mesa de ping-pong e de matraquilhos. Neste espaço há possibilidade de aquecer e consumir com todo o conforto, refeições que traga de casa.
  • Salas de estudo e para treino: Mediante autorização prévia, pode aceder a salas técnicas/laboratórios para estudo e/ou treino autónomo. Para acesso aos espaços deve dirigir-se ao secretariado de curso respetivo.
  • Cacifos: Na escola tem à disposição cacifos, que poderá utilizar pontualmente, para guardar os seus pertences; para isso basta trazer um aloquete. Caso pretenda um cacifo (com fechadura) para o todo o ano letivo, poderá fazer o respetivo aluguer junto do secretariado de curso. Para isso basta o pagamento de caução, que será devolvida na totalidade, após entrega da chave.
  • Associação de Estudantes: A Associação de Estudantes representa a comunidade estudantil. Disponibiliza vários serviços de apoio. Para mais informações consulte https://www.cespu.pt/ensino/orgaos-estudantis/
  • Núcleos de Estudantes: Existem na ESSVA alguns Núcleos de Estudantes dos vários cursos. O seu trabalho é fortemente articulado com a Coordenação do próprio curso.
  • Tunas Académicas: A atividade cultural e recreativa das/os estudantes da CESPU, também encontra expressão na sua participação nas várias tunas que representam os seus estabelecimentos de ensino, nomeadamente, na Incognituna – Tuna Masculina da ESSVA e na Magistuna – Tuna Feminina da ESSVA. Para mais informações das tunas académicas deverá contactar as respetivas Associações de Estudantes.

Em Penafiel está sediada a Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa (ESEnfTS) (antes Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa), que disponibiliza os seguintes serviços às/aos estudantes:

  • Espaços para refeições: uma cantina e um bar em funcionamento de segunda a sexta-feira, com espaço exterior de convívio. Nestes espaços há possibilidade de aquecer e consumir com todo o conforto, refeições que traga de casa. A oferta de serviços de restauração nas proximidades da escola é muito vasta e diversificada.

Para o topo

Que soluções de alojamento existem perto da escola? (para estudantes)

A escassos metros do Campus Universitário de Gandra, existem duas residências universitárias particulares e um hotel. Dispõem de várias opções de alojamento bem como de uma vasta oferta de serviços para sua comodidade e bem-estar. Para mais informações consulte os sites: Residência Universitária de Gandra, Meu STUDIO e Meu Hotel. Poderá, ainda, consultar ofertas de alojamento disponibilizadas por particulares, no placard de avisos gerais, situado no hall de entrada do edifício 2.


Habitualmente, as/os estudantes que frequentam o Campus Académico de Vila Nova de Famalicão procuram alojamento local de forma autónoma. Poderá consultar ofertas de alojamento disponibilizadas por particulares, no placard de avisos gerais, situado no hall de entrada do edifício ou junto da cantina.


Habitualmente, as/os estudantes que frequentam a Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa, em Penafiel, procuram alojamento local de forma autónoma. Poderá consultar ofertas de alojamento disponibilizadas por particulares, no placard de avisos gerais, situado no hall de entrada do edifício.

Para o topo

Quem somos? (apresentação da CESPU)

Para conhecer o Grupo CESPU, aceda a https://www.cespu.pt/instituicao/

Para o topo

Quero fazer um programa Erasmus. Como devo proceder?

O programa Erasmus + promove a mobilidade de estudantes, docentes e funcionários/as, na Europa e mais além, para fins de aprendizagem, docência/formação ou cooperação. Em https://www.cespu.pt/ensino/erasmus-plus/ encontra toda a informação necessária para fazer a sua candidatura a este programa.

Para o topo

Quero solicitar um documento ou fazer um requerimento, como faço? (para estudantes)

A CESPU disponibiliza estas informações no portal InforEstudante. Neste Guia de Apresentação da Plataforma de Gestão Académica InforEstudante encontra um resumo das várias funcionalidades deste portal, incluindo como solicitar um documento ou fazer um requerimento.

Para o topo

Sou um/a estudante estrangeiro/a. O que devo saber/fazer agora que estou em Portugal?

Je suis un étudiant étranger. Que dois-je savoir/faire maintenant que je suis au Portugal ?

I am a foreign student. What should I know/do now that I’m in Portugal?

O Gabinete de Ingresso da CESPU compilou um Guia de Boas-Vindas à CESPU para Estudantes Estrangeiros/as, com um resumo das formalidades para residir e estudar em Portugal.

Para o topo